A espondilose refere-se a uma degeneração dos discos intervertebrais e estruturas adjacentes, frequentemente associada ao envelhecimento. Essa alteração degenerativa pode afetar qualquer parte da coluna vertebral, incluindo a cervical, torácica e lombar e pode resultar em alterações como o estreitamento do espaço intervertebral e a formação de osteófitos, conhecidos popularmente como “bicos de papagaio”.
Os sintomas da espondilose podem variar significativamente entre os pacientes. Contudo, alguns sinais são comuns, como dor e rigidez na coluna, que podem ser mais pronunciadas pela manhã ou após longos períodos de inatividade. Em alguns casos, a espondilose pode levar a compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal, resultando em sintomas neurológicos como formigamento, fraqueza muscular ou até perda de coordenação.
Como já mencionado, o principal fator de risco para o desenvolvimento inclui o desgaste natural devido ao envelhecimento. Contudo, a condição pode estar ligada, em alguns casos, a predisposição genética, obesidade e lesões repetitivas.
Diagnóstico e tratamento
Diagnosticar a espondilose geralmente envolve um exame físico detalhado e revisão da história clínica do paciente, procurando por indícios de dor ou limitação de movimento. Para complementar o diagnóstico, podem ser solicitados exames de imagem, como radiografias, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que ajudam a visualizar alterações estruturais na coluna, auxiliando a distinguir a espondilose de outras condições que causam dor nas costas.
Tratamentos
O tratamento da espondilose é geralmente conservador, especialmente nos estágios iniciais. Pode incluir fisioterapia, exercícios específicos para fortalecer a musculatura de suporte da coluna e medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor. Alterações no estilo de vida, como o controle do peso, melhorias na postura e prática rotineira de atividade física sem impacto também são recomendadas.
Em casos onde a espondilose causa sintomas severos ou não responde ao tratamento conservador, a cirurgia pode ser considerada.
Agende sua consulta ou fisioterapia no a+ Ortopedia
O a+ Ortopedia traz a qualidade do Grupo Fleury para as suas consultas com profissionais que são referência nas mais diversas subespecialidades da ortopedia.
Além disso, todas consultas, procedimentos e exames do a+ Ortopedia são realizados no mesmo local para proporcionar mais comodidade e segurança para nossos pacientes.
Também temos espaços dedicados à realização de fisioterapia preventiva, ou para tratamentos de lesões, traumas e pós-operatório, com profissionais especializados em reabilitação ortopédica.
Nossa equipe está preparada para oferecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado, garantindo o melhor cuidado para sua saúde.
Para saber mais, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4004-6750
Posts relacionados
Fraturas de Compressão Vertebral
Espondilose: Diagnóstico e Tratamentos!
Escoliose: o que é e como tratar?
Fleury S.A. | CNPJ: 60.840.055/0001-31
Av. General Valdomiro de Lima, 508 | São Paulo | SP | CEP: 04344-070
© 2019 a+ Medicina Diagnóstica – Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Atualizado em 30/11/2022